You are more bacteria than you are you, according to the latest body census...

A Equipa organizadora, a nível nacional, das Olimpíadas da Biotecnologia selecionou, de cada escola concorrente, o melhor texto/resposta à questão de resposta aberta, constante da segunda eliminatória das X Olimpíadas de Biotecnologia. Na nossa Escola, o texto selecionado foi o do aluno Manuel Teixeira - 12.º C.

Questão:
Comente a seguinte frase: "You are more bacteria than you are you, according to the latest body census" in Scientific Amercican, November 30, 2007.
Esta afirmação refere-se às bactérias presentes no corpo humano. Traduzindo:
Tu és mais bactérias do que tu próprio…
No nosso quotidiano estamos em contacto com todo o tipo de bactérias e   agentes patogénicos estando estes não só presentes no exterior do nosso corpo (como por exemplo nas mãos) como também no nosso interior.
Na nossa alimentação, ou melhor, durante a nossa alimentação, nós ingerimos inúmeros tipos de bactérias sendo a nossa boca “um ninho” no que diz respeito à sua proliferação.
Em anos anteriores, nesta mesma Escola, já analisamos ao microscópio a existência de bactérias na saliva, o que deixou certos alunos bastante chocados visto serem só do 7.º e 8.º anos, que não sabiam da sua existência.
Sabemos que o nosso organismo nos tenta defender destes organismos (ou da maior parte deles) sendo os órgãos de defesa a pele e a saliva.
Mas, sabemos também, que o nosso organismo vive em simbiose com muitas  bactérias por exemplo as bactérias existentes a nível intestinal que nos ajudam a digerir os alimentos ao mesmo tempo que contribuem para o seu bem estar.

Assim, o nosso organismo não somos só nós pois estas bactérias já são algo que faz parte de nós mas que muitos não sabem sequer da sua existência. 

0 Response to "You are more bacteria than you are you, according to the latest body census..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger