Lusofonia - Um Mundo a Descobrir...

O achamento do Brasil, a 22 de abril de 1500, por Pedro Álvares Cabral, levou a Língua Portuguesa para a América do Sul, criando-se o maior país da América Latina e o lugar do mundo onde mais pessoas se expressam neste idioma, cerca de 200 milhões de seres humanos.
A independência da nossa maior colónia, a 7 de setembro de 1822, não afetou os laços culturais e linguísticos entre Portugal e o Brasil. A Língua Portuguesa adquiriu, aí, novos sons e novas palavras por influência dos povos ameríndios que habitavam o território quando os Portugueses chegaram, mas também dos africanos que foram levados da costa ocidental africana para trabalharem nas grandes plantações de cana de açúcar e nos engenhos.
António Lopes | 8.º C (reprodução de uma caricatura)
A literatura brasileira surge ligada à educação que os Jesuítas, logo no século XVI, implementaram e desenvolveram. A influência das correntes literárias da Europa chegava às terras brasileiras. A deslocação da corte para o Brasil, em 1808, levou muitos intelectuais e a Biblioteca Real para lá. O romantismo e o realismo, principais correntes do século XIX, foram cultivados por escritores como Machado de Assis, que é o nome principal do realismo brasileiro. As suas obras mais conhecidas são: Ressurreição, Helena, Quincas Borba, Dom Casmurro e Esaú e Jacó. O escritor e poeta José de Alencar é outro dos nomes que se destacam no século XIX. É um indianista, destacando-se as suas obras: Iracema, O Guarani e Ubirajara, entre muitas outras.
João Santelmo | 8.º C (reprodução da capa do livro)
O século XX foi, também, rico para a literatura brasileira, multiplicando-se os escritores, muitos com livros lidos em todo o mundo. Sobressaem: Manuel Bandeira com a sua poesia A Cinza das Horas, por exemplo, ou Itinerário de Pasárgada, na prosa; Érico Veríssimo, com Clarissa ou Olhai os Lírios do Campo; Jorge Amado, autor de Capitães da Areia e Gabriela, Cravo e Canela e Clarice Lispector, autora de Perto do Coração Selvagem e Felicidade Clandestina.  


Diogo Fernandes – Miguel Figueira | 8.º C


0 Response to "Lusofonia - Um Mundo a Descobrir..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger